sábado, 1 de agosto de 2009

COMUNICADO Nº 2 DE 2009 - DISCIPLINA

INFORMATIVO MENDARA ( 02/09 )



Conversando com os responsáveis



DISCIPLINA NA ESCOLA ( fevereiro de 2009)



A disciplina escolar é um tema que exige reflexão permanente da parte da Escola e da Família.
O perfil da ESCOLINHA e das famílias que confiam em seu trabalho é determinado pelo comprometimento com o ensino e a educação das crianças e jovens.
De que modo Escola e Família devem proceder para que os alunos aprendam o conteúdo das matérias e ao mesmo tempo se tornem pessoas dignas e honradas?
A televisão noticia na época de Vestibulares, comportamentos selvagens de jovens que freqüentaram as chamadas “ melhores” escolas e que comemoram a aprovação mostrando que não estão preparados para uma vida de um verdadeiro cidadão. Na porta de uma das escolas religiosas mais famosas, o Mackenzie, em São Paulo, jovens agrediram de modo covarde e injustificável um humilde homem que passava pela calçada do colégio no momento em que estudantes festejavam alguma coisa.
A telenovela “Caminho das Índias”, através da ficção, aborda, em um de seus núcleos, a realidade de escolas no Brasil o que tem provocado grande polêmica.
A telenovela mostra uma diretora receosa de contrariar a pressão da família. Uma família que protege as atitudes erradas do filho, uma professora impossibilitada de desenvolver seu trabalho e os outros alunos passivamente prejudicados.
Todas escolas convivem com diferenças, discordâncias, conflitos naturais e eventuais deslizes das crianças ou adolescentes. São seres em formação, que agem em um grupo de pessoas das mais diferentes índoles; que recebem as mais diferentes influências. Estão a procura de um caminho que a Escola e a Família tem o dever de acompanhar, orientar e corrigir. É importante que a Escola e a Família tenham uma linha definida de fato, não de propaganda; e que em havendo identidade de princípios entre elas, atuem em parceria.
Neste início de 2009, verificou-se um fato singular no Mendara :
Em uma turma, de excelentes alunos, é importante frisar este aspecto, apareceu uma carteira pichada e o desenho de uma suástica.
Houve uma conversa com a turma sobre pichação. Trocou-se a carteira por outra. Deu-se oportunidade para que o aluno que causou o fato se apresentasse. O que não ocorreu. A turma “pagou” a seguinte “prenda”: durante a semana, nenhum aluno da turma poderia brincar na sala de pingue-pongue. Na sexta-feira, no final do “castigo” os alunos assistiram ao filme A Lista de Schindler, que aborda episódios do nazismo cujo símbolo é a suástica.

A escola agiu corretamente?



Dê sua opinião. Envie um e-mail para a escola. Ou escreva um bilhete ou uma carta e nos envie. O seu ponto de vista é importante para nós. Se desejar marque um dia e hora para conversar conosco.

Pretendemos com esta troca de observações e reflexões fortalecer a linha de trabalho do Mendara. Você faz parte deste objetivo.

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