quinta-feira, 31 de maio de 2007

COMUNICADO Nº 02 DE 2007

CUIDADO COM DOENÇAS!

Tem havido vários casos de doenças graves com crianças em praticamente toda a cidade.
No dia 06/03, terça-feira, fomos informados pelo pai de uma aluna que a menor fora hospitalizada no fim de semana com quadro de meningite. A menor foi devidamente medicada e já se encontrava bem.

Ao tomarmos conhecimento deste fato, imediatamente nos dirigimos ao Departamento de Vigilância à Saúde, localizado na Tv. Angustura, 2939, solicitando esclarecimentos e a necessária orientação que poderia ser dada aos pais de modo geral.
Fomos recebidos pela Dra. Fátima Chaves que nos prestou alguns esclarecimentos e informações, que tentaremos repassar:

01 - Há dois tipos de meningite. O causado por vírus e o por bactéria. O da aluna seria dos dois o menos grave que é o causado por vírus.

02 – Sabendo que a ESCOLINHA não tem salas fechadas, com ar condicionado, havendo portanto, uma permanente entrada e saída de ar, não haveria maiores preocupações quanto a um possível “ contágio “ dos outros alunos. A livre ventilação, largamente recomendada por médicos especialistas, constitui um fator favorável para evitar uma eventual transmissão.

03- De qualquer modo, achamos por bem informar a todos os pais, para que fiquemos todos alertas e possamos contribuir não só para evitar esta como outras doenças que possam atingir as crianças.

Transcrevemos abaixo os sintomas da meningite e como evitá-la, de acordo com o folheto que nos foi entregue pela Dra. Fátima.

SINTOMAS: Febre alta – Dor de cabeça intensa – Vômitos em jato – Dor na nuca e/ou dificuldade para movimentar o pescoço ( rigidez de nuca ) - Manchas arroxeadas espalhadas pelo corpo ( alguns casos ) – As crianças até 09 meses podem apresentar irritabilidade, agitação, convulsões e abaulamento da Fontanela.( Fontanela, nome científico da moleira. Abaulada, formando uma “ calombo” para cima )

COMO EVITAR – Evitar aglomerados em ambientes fechados
Arejar os ambientes, mantendo sempre janelas abertas nas residências, ônibus, etc.
Procurar assistência médica logo que iniciarem os sintomas, evitando a auto-medicação, o que atrapalha o diagnóstico.
Notificar todos os casos suspeitos às autoridades sanitárias
Realizar a quimioprofilaxia dos contatos íntimos e prolongados ( indivíduos que compartilham o mesmo ambiente )


Qualquer dúvida consulte seu médico ou entre em contato conosco.

Nenhum comentário: