sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMUNICADO Nº 3 DE 2009 - SOBRE AVALIAÇÃO

Conversando com os responsáveis

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO MENDARA

O conceito de avaliação pode variar considerando inúmeros fatores que interferem no processo de aprendizagem. Desejamos aqui explicitar o método de avaliação aplicado em nossa escola e trocar idéias sobre seus efeitos.
Ao longo do ano realizam-se 4 avaliações bimestrais valendo de 0 a 10 pontos. Cada avaliação tem um peso específico. A primeira, peso 1; a segunda, peso 2; a terceira, peso 3 e a quarta, 4. O aluno é aprovado obtendo 60 pontos ou média 6 no final do ano.
Cada avaliação é desdobrada em 2 partes: a primeira diz respeito ao acompanhamento diário por parte dos professores sobre a conduta e os trabalhos executados pelo aluno, num total de 4 pontos. 2 pontos para NOTA DE CONDUTA e 2 pontos para NOTA DE TRABALHO. A segunda parte da avaliação corresponde à prova propriamente. Tem valor de 6 pontos.
Independente da nota obtida em conduta ou trabalho, o aluno que não alcançar 3 pontos na PROVA, refaz esta prova 20 a 30 dias depois. Representa a RECUPERAÇÃO.
Um objetivo básico deste sistema de avaliação não é aprovar ou reprovar o aluno e sim detectar a evolução do crescimento moral, social e intelectual de modo que permita à escola e ,sobretudo, à Família, acompanhar este processo e tomar medidas que corrijam eventuais desvios.
A primeira avaliação tem um peso mínimo e favorece, no início do ano, um diagnóstico da situação do aluno.
A recuperação realizada bimestralmente tem sido muito eficaz, pois contribui, de fato, para a melhoria da aprendizagem, contando seguramente com a participação dos responsáveis.
A avaliação do MENDARA enfatiza tanto o conhecimento como os valores sociais e morais que são registrados pelos professores. Observações como: o aluno executa as tarefas, mostra empenho pelas atividades, respeita os colegas, cola no dia da prova, traz os livros, etc. Tais anotações são repassadas à tia Paula que, nestes casos, as organiza e encaminha aos responsáveis para que tomem ciência e atuem no que for preciso.
A estatística desta experiência, ao longo dos anos, comprova o bom resultado. Em 2008, 95,53% conseguiram aprovação; 3% foram aprovados com dependência em uma única matéria e 4,47% reprovados. O zelo na elaboração e aplicação das provas assegura a seriedade e autenticidade dos conhecimentos avaliados. Seguramente, no MENDARA, o aluno aprovado é aquele que realmente está apto a cursar a série seguinte.
No cabeçalho de todas as provas o professor registra a Nota de Conduta, a Nota de Trabalho e a Nota da Prova. A análise cuidadosa por parte da família destes itens, considerando todas as disciplinas, permite uma boa visão do andamento da aprendizagem do aluno.
Os assuntos cobrados em cada prova obedecem ao desenvolvimento regular e natural do programa do livro adotado. Em cada avaliação explora-se, basicamente, o assunto do bimestre, sem desprezar os conteúdos anteriores. O programa anual é dividido em 4 etapas, correspondentes a cada bimestre. O compromisso é que ao final do ano, o programa de todas as matérias tenha sido desenvolvido na íntegra, de forma regular e tranqüila, permitindo uma aprendizagem real e verdadeira do que compete aprender.
A perseverança neste trabalho, construindo, pouco a pouco, alicerces seguros, dão a certeza que no futuro o aluno saberá enfrentar os desafios que a vida lhe trará.


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